ROBERTA SÁ

 

 

Nascida em Natal (Rio Grande do Norte) em 1980, aos nove anos mudou-se para o Rio de Janeiro. Depois de um período dedicado as aulas de canto, Roberta Sá fez seu debut nos palcos em 2002.

 

Em 2005 veio o primeiro disco, “Braseiro”, uma declaração de amor à música popular brasileira. O cantor Ney Matogrosso participa do CD, recebido com elogios pela critica especializada. “Que Belo Estranho Dia Pra Se Ter Alegria”, segundo CD, foi lançado em 2007 e rendeu indicações ao Grammy Latino nas categorias Artista Revelação e Melhor Álbum de Música Popular Brasileira.

 

Dois anos depois, Roberta Sá gravou seu primeiro DVD ao vivo no show “Pra Se Ter Alegria”. Em 2010, juntou-se ao Trio Madeira Brasil (trio de violonistas) e gravou “Quando o Canto é Reza”, com obras do compositor baiano Roque Ferreira. No final de 2011 Roberta já havia ultrapassado a marca de 200 mil discos vendidos, ganho prêmios populares e da crítica e se apresentado por todo Brasil e em Portugal.

 

Em 2012 lançou “Segunda Pele”, seu quinto e mais pop CD, pelo qual foi indicada ao Prêmio da Música Brasileira, na categoria Melhor Cantora de MPB. Ainda em 2013 dividiu com Pepeu Gomes e Moraes Moreira o Palco Sunset do festival “Rock in Rio”, no Rio de Janeiro, num tributo aos Novos Baianos.

 

Ao longo de sua trajetória, Roberta Sá participou como convidada em diversos projetos, como o CD “La música no se toca”, do cantor e compositor espanhol Alejandro Sanz, na faixa “Bailo con vos”; em “Amazônia – na trilha da floresta” , de Mario Adnet, na faixa “Canoa canoa”; no projeto “40 Anos Depois”, de João Bosco, na faixa “De frente pro crime”, e em “PuraBossaNova”, do titã Sergio Britto, na faixa “Maria (L’autre chienne)”. Ao lado de Gilberto Gil gravou a música “Minha princesa cordel”, tema da novela “Cordel Encantado”, exibida pela Rede Globo em 2013. No mesmo ano participou do CD “A vida tem sempre razão”, em homenagem a Vinicius de Moraes, no qual dividiu os vocais com Joyce Moreno. Roberta figura ainda entre os convidados ilustres do projeto “Sambabook – Zeca Pagodinho” (CD e DVD), para o qual gravou “Mutirão de amor”, parceria de Zeca com Jorge Aragão e Sombrinha.

 

Em 2014 Roberta Sá integrou o projeto Nívea Viva Samba ao lado de Diogo Nogueira, Martinho da Vila e Alcione, turnê que exaltou o samba em apresentações para milhares de pessoas.

 

Em 2015 lançou o álbum “Delírio”, que marcou a volta de Roberta ao estúdio depois de três anos, com as participações de Chico Buarque em “Se for pra mentir”, Martinho da Vila em “Amanhã é sábado”, o cantor português António Zambujo em “Covardia” e Xande de Pilares em “Boca a boca” (parceria de Roberta e Xande). Em maio de 2016 a apresentação que lotou o Circo Voador carioca foi registrada para transformar-se em CD lançado em novembro com o título de “Delírio no Circo”. Ainda naquele ano, durante a Rio 2016, Roberta encantou o mundo com uma performance brejeira de Carmen Miranda na festa de encerramento da Olimpíada, no Maracanã, interpretando “Tico-tico no fubá”.

 

O álbum “Delírio no Circo” recebeu duas indicações ao Grammy Latino 2016: Melhor álbum de Música Popular Brasileira e Melhor Álbum de Engenharia e Gravação. A turnê homônima cruzou o Brasil e percorreu várias cidades europeias, como Paris, Amsterdã, Madri, Lisboa e Londres, além de Montevidéu, no Uruguai.

 

Em 2017, participou mais uma vez do Rock in Rio, agora em um encontro que comemorou o centenário do samba no Palco Sunset, ao lado de Alcione, Monarco, Martinho da Vila e Jorge Aragão. Em outubro embarcou para apresentações na Alemanha e Portugal, antes de iniciar uma série de shows ao lado do português António Zambujo no Brasil. Em novembro de 2017 Roberta Sá foi indicada ao Grammy Latino pelo DVD “Delírio no Circo”, lançado um ano depois do CD.

 

Enquanto seguia na estrada com a turnê de “Delírio no Circo”, Roberta Sá começou a desenhar um novo álbum, fruto dos encontros musicais com Gilberto Gil na casa do saudoso jornalista Jorge Bastos Moreno. Gil presenteou Roberta com as inéditas “Giro” e “Afogamento” (Gil /Jorge Bastos Moreno) e a partir dessas canções, nasceu o álbum só de inéditas de Gilberto Gil e parceiros. O novo álbum, que ganhou o título de “Giro”, foi gravado ao longo de 2018, com direção musical de Bem Gil. O primeiro single, “Ela diz que me ama”, reeditou a parceria de Gil com Jorge Ben Jor mais de 40 anos depois e foi lançado no final de março de 2019, seguido de um vídeo clipe dirigido por Andrucha Waddington.

 

O álbum completo estará disponível a partir de 26 de Abril, nos formatos físico e digital.

 

www.robertasa.com.br

www.facebook.com/RobertaSaOficial/

 

Mais informações: Coringa Comunicação 21 2259-6042

Belinha Almendra – belinha@coringacomunica.com.br

Andrea Tenório – imprensa.coringa@gmail.com

 

 

ATRAÇÕES CIRCUITO SÃO LUÍS / BARREIRINHAS