BEBÊ KRAMER QUARTETO

 

 

 

O projeto “Bebê Kramer Quarteto”, nasceu com a ida de Kramer para o Rio de Janeiro, momento no qual conheceu o violonista Sergio Valdeos e o bandolinista Luis Barcelos.

 

Já parceiro de Guto Wirtti (baixo acústico) há alguns anos, Kramer resolveu juntar esses músicos para um projeto de música instrumental, que traz elementos da música do Sul, do choro e da música latino americana.

 

O resultado desse belíssimo trabalho está registrado no seu mais recente álbum, intitulado “Bebê Kramer Quarteto” e foi agraciado com a indicação ao Prêmio da Música Brasileira no ano de 2018, na categoria instrumental, concorrendo com Hamilton de Holanda e Hermeto Pascoal.

 

Com a ida de Sergio Valdeos para a Suíça, entra em cena o também parceiro de Bebê de longa data, o guitarrista Paulinho Fagundes e com essa nova formação, o Quarteto tem se apresentado em diversos palcos do Brasil, sendo reconhecido como uma nova tendência da música Instrumental Brasileira.

 

Para a apresentação em 17 de agosto no 11º Lençóis Jazz e Blues Festival - Circuito São Luís, contaremos com Thiago Espírito Santo (baixo) substituindo Guto Wirtti.

 

PROGRAMA CENA MUSICAL

http://tvbrasil.ebc.com.br/cena-musical/2017/06/Cena-musical-estreia-com-o-quarteto-bebe-kramer

 

VIDEOS DO SHOW EM FLORIANÓPOLIS

https://www.facebook.com/bebe.kramer/videos/1901387423280302/

https://www.facebook.com/bebe.kramer/videos/1901425089943202/

https://www.facebook.com/bebe.kramer/videos/1901441426608235/

 

NOTAS DA IMPRENSA

https://www.nsctotal.com.br/colunistas/edsoul/bebe-kramer-no-tac-8-em-ponto-desta-terca-feira

https://ocp.news/cultura/bebe-kramer-volta-a-se-apresentar-na-capital-nesta-terca-feira

https://itajai.sc.gov.br/noticia/21665/conservatorio-de-musica-apresenta-workshop-com-bebe-kramer-quarteto#.W-HpJHpKhTY

 

Alessandro Kramer nasceu na cidade de Vacaria, no estado do Rio Grande do Sul, e começou a tocar acordeon ainda muito jovem, inspirado pelo seu pai, Alencar Rodrigues, um acordeonista bastante conhecido na região. Alessandro, hoje mais conhecido como Bebê Kramer, é considerado um dos maiores acordeonistas do Brasil na atualidade e é um dos nomes mais significativos da nova geração de acordeonistas também no exterior. Como compositor, Bebê apresenta uma estética musical inovadora na qual traz a expressão de sua fonte inicial, o Rio Grande do Sul, com a junção de outros sotaques, sempre tendo como característica principal sua forte energia ao tocar.

 

O começo da sua carreira como músico profissional, aconteceu ainda na adolescência, e ganhou força quando escolheu a cidade de Florianópolis, em Santa Catarina, para ser o palco do seu crescimento musical, vindo a tocar com músicos altamente conceituados, como Guinha Ramires, Alegre Correa, Toninho Horta e Arismar do Espírito Santo. Ainda em Santa Catarina, com outros quatro grandes músicos; Endrigo Bettega, Ronaldo Saggiorato, Guinha Ramires e Mario Conde, Bebê formou a banda chamada Dr. Cipó, com a qual gravou três álbuns que são uma importante referência para músicos e admiradores da música de todo o mundo. O álbum “A Casa”, marca o início de sua carreira solo, tendo as participações de Guinha Ramires, Guto Wirtti e Hamilton de Holanda, com a produção de Alegre Correa.

 

Em 2008, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde vive desde então, e este é certamente o lugar onde seus horizontes musicais se expandiram, tornando-o um dos mais renomados músicos no cenário da música instrumental Brasileira hoje em dia. Com Guinha Ramires e Alegre Corrêa gravou, na Áustria, o CD “Laçador”, o qual apresentou em diversos países da Europa e surpreendeu público e crítica. Participou, ao lado de Yamandu Costa, da gravação de um DVD ao vivo, com o qual excursionou pela China e Europa. Gravou o CD “Realejo”, com Gabriel Grossi, trabalho onde desfrutam da intimidade musical que lhes é peculiar. Sua parceria com Toninho Ferragutti resultou no CD “Como Manda o Figurino”, com composições de ambos, e repertório variado. Sua versatilidade é destacada no CD “Roda Gingante”, com Arismar do Espírito Santo, Gabriel Grossi, Leonardo Amuedo e Thiago Espírito Santo. Com os músicos Yamandu Costa, Rogerio Caetano e Luis Barcelos, gravou o álbum “Tocata à Amizade” vencedor do Prêmio da Música Brasileira em duas categorias. “Alessandro Kramer Quarteto” seu último trabalho, traz as participações de Guto Wirtti, Luis Barcelos e Sergio Valdeos, e apresenta claramente sua identidade musical, mesclando a tradição da música gaúcha com a ousadia que é sempre tão presente na sua musicalidade. Ao longo da sua carreira, Kramer já gravou e tocou com grandes artistas da música Brasileira e mundial, tais como; Hermeto Paschoal, Guinga, Arismar do Espírito Santo, Toninho Horta, Moraes Moreira, Paulo Moura, Silvério Pontes, Zé da Velha, Hamilton de Holanda, Marco Pereira, Carlos Malta, Yamandú Costa, bem como os acordeonistas Dominguinhos, Osvaldinho do Acordeon e Renato Borghetti. Sua música já o levou em turnês por diversos países do mundo como: França, Espanha, Bélgica, Alemanha, Itália, Suíça, Holanda, Israel, China, Angola, Argentina, Liechtenstein e Austria. Nesse último, participou por duas vezes do Festival de Acordeon de Viena, sendo considerado pelos críticos como um dos pontos altos do evento. Com seu notável conhecimento de harmonia e improvisação, Bebê teve sua primeira base, principalmente na música do seu Estado natal, Rio Grande do Sul, e hoje, toca chorinho, samba, tango, jazz e todos os outros estilos musicais com grande desenvoltura.

 

Luis Barcelos, gaúcho radicado no Rio de Janeiro estreou nos palcos cariocas à convite do grande violonista Marco Pereira, em 2005. Seu primeiro disco solo, “Depois das Cinzas”, traz o choro “Um S|bado na Urca”, 1º lugar no “II Festival Curitiba no Choro de Curitiba” (2010). A tradição do choro está presente na sua trajetória desde a formação musical com o professor Luiz Machado e na Escola Portátil de Música, e é dessa escola brasileira que o artista parte para se integrar à pluralidade de harmonias dos demais recantos e sentimentos brasileiros.

 

Já passou pelo México, EUA, Uruguai, Holanda, França, Portugal, Espanha, Inglaterra, Bélgica, Suíça, Colômbia e por todo o Brasil contribuindo em shows e gravações de grandes artistas brasileiros, como: Yamandu Costa, Hermínio Bello de Carvalho, Pery Ribeiro, Roberta Sá, Dona Ivone Lara, Pedro Miranda, Zelia Duncan, Áurea Martins. Além de tocar e compôr, Barcelos assinou a direção musical dos espetáculos “Amigo Cyro, muito te admiro” (2014) de Rodrigo Alzuguir, com direção de André Paes Leme; e “A Cuíca do Laurindo” (2016), de Rodrigo Alzuguir, com direção de Sidney Cruz, concorrendo com o último ao Prêmio Cesgranrio de Teatro na categoria Melhor Direção Musical. Foi premiado no Prêmio da Música Brasileira 2016 na categoria melhor grupo - como integrante do projeto “Tocata à amizade”, quarteto liderado pelo violonista Yamandu Costa. O disco conta com o arranjo de Barcelos para a “Suíte Impressões brasileiras”, obra encomendada pelo museu do Louvre, Paris/FR. Ministrou cursos e oficinas de bandolim e cavaquinho no projeto TIM Música nas Escolas (2007 e 2008), Festival do Vale do Café (2009), 30ª Oficina de Música de Curitiba (2012), Festival Internacional de Música de Pelotas (2012 e 2013) e 36º CIVEBRA 2014 (Curso internacional de Verão da Escola de Música de Brasília).

 

Atualmente, além de trabalhar no lançamento do disco “Chão de Caminho”, duo de Bandolim de 10 cordas e voz, em parceria com a cantora Nina Wirtti; de apresentar seu Sexteto de Choro; acompanhar a cantora Roberta Sá na turnê do DVD “Delírio no Circo”; compôr uma série de canções em parceria com o mineiro Aluizio Elias para o projeto Morro Alto; Barcelos ainda produz seu novo trabalho instrumental, o “Projeto Sentido”.

 

Paulinho Fagundes é um guitarrista que tem como característica o prazer de combinar as tendências do mundo moderno com elementos clássicos da rica tradição regional brasileira. Paulinho tem em seu currículo performances com artistas que vieram a se tornar fundamentais referências da sua visão musical nesse momento: Lúcio Yanel, Hugo Fatorusso, Alessandro Kramer, Guto Wirtti, Ivan Lins, Alegre Corrêa, Olinda Alessandrini, Arismar do Espírito Santo e vários outros parceiros. “Pedra Moura” é o título do primeiro CD da carreira do instrumentista, com composições próprias executadas numa formação acústica. O álbum “Pedra Moura” chegou carregado dessas influências brasileiras e do folclore latino-americano e a improvisação também contribuíram para a uma sonoridade universal. “Pedra Moura” ganhou três estatuetas do Prêmio Açorianos de Música nas categorias: arranjador, instrumentista e compositor. Integrante do prestigiado grupo gaúcho “OS FAGUNDES”, composto pelos membros da família Fagundes (Nico, Bagre, Neto e Ernesto).

 

Juntamente dos irmãos, do pai e o do tio levaram a vários países suas canções autorais como “Canto Alegretense” e “Origens” isso sempre com uma surpreendente receptividade e reconhecimento. JANEIRO é o título do seu segundo cd gravado ao vivo na formação de quarteto com os geniais: Kiko Freitas (bateria), Guto wirtti (baixo e produção) e Alessandro Kramer (acordeon). São 7 faixas de um diálogo livre entre artistas que trazem em suas origens, o Sul do Brasil mas com uma longa trajetória nos mais diversos cenários musicais do mundo.

 

Thiago Espírito Santo Músico, professor, produtor, arranjador e compositor, Thiago transita com naturalidade por todos esses papéis, sempre se dedicando ao máximo e entregando o melhor de si.

 

Thiago Espirito Santo completou 25 anos de carreira no contrabaixo. Sua paixão pela música o levou a estudar diversos instrumentos e desenvolver sua identidade musical tocando cada um deles (ele até lançou um disco tocando guitarra - "Na Cara do Gol"). Mas assim que você ouve seu baixo fretless roncar, você reconhece o Thiago imediatamente!

 

Por seu estilo e te´cnica singulares, Thiago e´ reconhecido como um dos mais versa´teis e originais contrabaixistas em atividade no mundo. O gosto pela liberdade de execuc¸a~o do instrumento o tornou refere^ncia no cena´rio jazzi´stico.

 

Ale´m da carreira solo e formac¸o~es em banda, com mais de uma du´zia de CD’s lanc¸ados, Thiago Espirito Santo exerce atuac¸a~o intensa em cada um dos pilares musicais, com shows, produc¸o~es, palestras e oficinas. Como produtor, foi indicado ao Grammy Latino em 2012 pelo a´lbum "Forro´ Chorado", de Oswaldinho do Acordeon. Como professor, ale´m de ministrar aulas e oficinas pelo pai´s, desenvolveu o me´todo de contrabaixo aplicado hoje em 360 polos do Projeto Guri, do Governo do Estado de SP. Seu curri´culo extenso inclui uma se´rie de shows e gravac¸o~es por todo Brasil e exterior, ao lado de parceiros como Dominguinhos, Wilson Simonal, Jair Rodrigues, Fa´bio Jr., Luciana Mello, Kiko Loureiro, O Teatro Ma´gico, Jair Oliveira, Jane Duboc, Oswaldinho do Acordeon, Mestrinho, Nelson Sargento, Leci Branda~o, Hermeto Pascoal, Toninho Horta, Maria Betha^nia, Hamilton de Holanda, Yamandu´ Costa, George Benson, Gregoire Maret, Alessio Menconi, Dom Moio, Todd Johnson, Kenwood Dennard, dentre muitos outros.

 

Contato

 

Lílian Macedo

31 99600-0651 Vivo + whatsapp

lilianmacedobr@gmail.com

www.facebook.com/pereiradaviolaoficial

www.vivaochoro.com.br

 

ATRAÇÕES CIRCUITO SÃO LUÍS / BARREIRINHAS