TONINHO HORTA

 

 

 

Toninho Horta é compositor, instrumentista, cantor, arranjador e produtor mineiro de grande fama nacional e internacional. Autodidata, se tornou profissional aos 16 anos, se apresentando em festivais e acompanhando diversas cantoras em programas de TV. Em 1967, no II Festival Internacional da Canção Popular do Rio de Janeiro teve duas composições classificadas: “Nem é Carnaval”, com letra de Márcio Borges, e “Maria Madrugada”, com poesia de Julia Horta.

 

Toninho Horta foi um dos destaques de um dos mais importantes movimentos musicais da MPB dos anos 1970, o “Clube da Esquina”, formado também por Milton Nascimento, Lô Borges, Beto Guedes, Wagner Tiso, Fernando Brant e Márcio Borges. No álbum duplo Toninho fez arranjos de base e tocou vários instrumentos: violão, guitarra, baixo, bateria, percussão.

 

Já foi eleito como o 5º melhor guitarrista do mundo pela revista britânica “Melody Maker” em 1977, além de ser um dos guitarristas mais influentes do mundo do Jazz no século XX. Reconhecido internacionalmente, o músico já tocou com grandes nomes do cenário, como Elis Regina, Milton Nascimento, Tom Jobim, George Benson, Pat Metheny e Wayne Shorter.

 

Toninho está em fase de comemoração pelos seus 50 anos de carreira, o que já resultou no lançamento de seu songbook “108 Partitura de Toninho Horta” em 2017. Desde então, o músico vem se apresentando em sua turnê internacional que já passou por países da Europa e Ásia.

 

Agora, o músico mineiro prepara uma grande turnê para o segundo trimestre de 2019. Concertos com as Grandes Orquestras Sinfônicas do Brasil, acompanhado também de sua banda oficial a "Orquestra Fantasma". Pela primeira vez em turnê com o formato orquestral, Toninho Horta e a Orquestra Fantasma aproveitam a oportunidade para lançar o novo Álbum Duplo com Livreto “Belo Horizonte” e a segunda edição bilíngue do Songbook “108 Parturas de Toninho Horta”.

 

 

ATRAÇÕES CIRCUITO SÃO LUÍS / BARREIRINHAS