PAULA SANTORO E DUO TAUFIC

 

 

 

Um marco na história da música brasileira é o movimento conhecido como “Clube da Esquina”. O artistas do Clube criaram uma nova estética musical influenciando muitas gerações até hoje, no Brasil e no mundo. Por isso mesmo, Clube da Esquina é Minas Gerais, e é, ao mesmo tempo, universal.

 

Se a gente quisesse fixar geograficamente o Clube da Esquina, primeiro mostraríamos o mapa do Brasil, depois Minas Gerais, depois Belo Horizonte e, por fim, a esquina das ruas Divinópolis e Paraisópolis no bairro de Santa Tereza. Mas é bem mais que isso. Um grupo de artistas se reuniu para criar um novo tipo de música e rompeu todas as fronteiras! O álbum Clube da Esquina foi lançado em 1972. Em 1978, portanto 41 anos atrás, foi lançado o Clube da Esquina 2, em álbum duplo, com todo o grupo formado por: Milton Nascimento, Flávio Venturini, Toninho Horta, Márcio Borges, Lô Borges, Fernando Brant, Nelson Angelo, Ronaldo Bastos, Wagner Tiso, Beto Guedes, Tavinho Moura e Murilo Antunes, entre outros.

 

Natural de Belo Horizonte, Paula Santoro ouve o Clube da Esquina desde sua infância por influência de seus pais. Mas foi na adolescência que Paula pôde se aprofundar mais no universo da música mineira. O DUO TAUFIC sempre teve profunda admiração pelos sons do Clube e, como na~o poderia ser diferente: estudaram, arranjaram e apresentaram em diversas ocasiões, inclusive fora do Brasil em shows, diversas músicas que pertencem a este momento único da MPB. A partir de um encontro em Natal, surgiu a inédita parceria entre o Duo Taufic (violão e piano) com a grande intérprete mineira Paula Santoro.

 

No repertório, pérolas e clássicos do Clube da Esquina, como: "Travessia" (Milton Nascimento e Fernando Brant), "Nascente" (Flávio Venturini e Murilo Antunes), "O Sal da Terra" (Beto Guedes e Ronaldo Bastos), “Nuvem Cigana” (Lô Borges e Ronaldo Bastos), "Reis e Rainhas do Maracatu” (Milton Nascimento, Novelli, Nelson Angelo,e Fran), “Tesouro da Juventude” (Tavinho Moura e Murilo Antunes), “Sol de Primavera” (Beto Guedes e Ronaldo Bastos), “Durango Kid (Toninho Horta, Ronaldo Bastos e Fernando Brant), “Canto Latino” (Milton Nascimento e Ruy Guerra), entre outras.

 

Reverenciar o Clube da Esquina nesse momento da Musica Brasileira é fundamental para não deixarmos nunca de valorizar a nossa cultura mais elaborada e criativa, além da genialidade desses criadores.

 

 

 

 

ATRAÇÕES CIRCUITO SÃO LUÍS / BARREIRINHAS