ROBERTO CHINÊS

 

 

 

Cavaquinhista e bandolinista. Seu primeiro contato com a música foi através do cavaquinho em rodas de samba por volta dos sete para oito anos de idade por influências do seu pai Chico Chinês. Músico presente em shows de artistas locais. Participando de vários projetos musicais, acompanhando alguns artistas do cenário nacional, a exemplo da cantora Alcione no Prêmio Universidade dedicado ao Samba; Zeca Baleiro no Show Balançou no Conga em homenagem ao Lopes Bogéa. Participou da turnê dos Artistas Josias Sobrinho e Chico Saldanha Dobrado Ressonante onde percorreu seis capitais do Brasil. Participou da gravação do primeiro Dvd do compositor César Teixeira. Atua em shows de artistas locais, já tendo acompanhado artistas como Gabriel Melonio, Cesár Texeira, Josias Sobrinho, Papete, Alexandra Nicolas, Célia Maria, Patativa, Carlinhos Veloz, Cesar Nascimento, Flavia Bittencourt, Rosa Reis, Fernando de Carvalho, Tutuca Viana dentre outros. Atua em gravações como instrumentista, produtor musical e arranjador, participou como instrumentista dos cd’s de artistas como Josias Sobrinho, Chico Saldanha, Lena Machado, Célia Maria, Aline de Lima, Paulo Dantas (PI), Claudio Lima, Djalma Chaves, Sandra Dualibe, Viva 400 anos, os dois últimos citados sob a direção do maestro Zé Américo Bastos, dentre outros.

 

Participou no ano 2014 no mês de maio da turnê internacional do grupo folclórico Pirilampo na França, na cidade Paris onde foi realizado uma série de 14 shows pela cidade. Integrou grupos de sambas locais como: Espinha de Bacalhau, Argumento, Madrilenus, onde acompanhou artista do cenário carioca como Julieta Brandão, Moyses Marques, Edu Kriguer, Toninho Geraes, Moacyr Luz, Alex Ribeiro, dentre outros. Na música instrumental integrou os grupos Choro Pungado, Bumba Jazz, Farinha D' água, entre outros. Convidado pelo violinista piauiense Josué Costa a participar do seu show no Festival Internacional de Pedro II segundo no Piauí. Nos períodos carnavalesco e junino atua em grupo folclóricos, já participou de: bloco tradicional Os Foliões, Boi de Axixá, Boi Brilho da Ilha, Boi Pirilampo, Companhia Encantar, dentre outros.

 

Graduado do curso Licenciatura em música na Universidade Federal do Maranhão. Gravou seu primeiro Cd instrumental aos 14 anos, intitulado “Roberto Chinês Made in Brazil”. Contou com a participação do grupo Choro Pugando, do violinista francês Nicolas Krassik e do Grupo Regra Três de Brasília.

 

Integra o trio Trítono em parceira com Rui Mário e Israel Dantas. Atuaram em diversos festivais, como o Ribamar Jazz Festival, Mais Cultural e Turismo e Sesc Partituras na cidade São Luís, Femucic em Maringá-PR e o American Latim Express em São Paulo-SP, dentre outros. Produziu e arranjou recentemente o cd do Projeto Samba de Iaiá liderado por Serrinha do Maranhão e Chico Chinês, onde apresentam clássicos do samba maranhense que se encontra em fase de finalização.

 

Atualmente desenvolve o “Roberto Chinês Quarteto”. Apresenta releituras de clássicos do cancioneiro popular local e nacional que propicia apresentar as influências e experiências musicais do instrumentista/compositor. Apresenta-se em eventos sociais e corporativos privados/públicos, happy hour, cerimônias, recepções, etc. Atualmente encontra-se em fase de finalização do seu segundo cd instrumental.

 

 

 

ATRAÇÕES PALCO MUNDO